Índice de Suporte California ISC

Índice de Suporte California ISC

Trata-se de um método de ensaio empírico, adotado por grande parcela de órgãos rodoviários, no Brasil e no mundo.

Solo

Índice de Suporte California ISC

Trata-se de um método de ensaio empírico, adotado por grande parcela de órgãos rodoviários, no Brasil e no mundo. O objetivo do ensaio é determinar: O índice de suporte Califórnia (CBR) e a expansão (E).

O ensaio CBR consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa mistura padrão de brita estabilizada granulometricamente.

Ensaio realizado em laboratório, a partir de uma amostra de solo retirada do local da obra. O procedimento indica os pontos ótimos de densidade e umidade para aquele local em específico, seu resultado é de grande importância para que o engenheiro civil possa dimensionar a estrutura a ser construída sobre esse solo. Posteriormente ao projeto, seus resultado auxiliam a execução da obra no momento da terraplanagem, garantindo a boa continuidade da construção.

Fonte: Norma – ABNT NBR 9895:1987

Índice de Suporte California ISC

Envie-nos uma mensagem

Preencha este formulário simples. Nossa equipe entrará em contato com você prontamente para discutir os próximos passos.

Clientes

Nossos Clientes